Comércio eletrônico integrado com sistema de gestão empresarial, entenda como!
Ahead Sistemas
Ahead Sistemas

Comércio eletrônico integrado com sistema de gestão empresarial, entenda como!

O crescimento do comércio eletrônico tem sido cada vez mais evidente em nossa sociedade e, com isso muitas empresas vêm buscando se incluir e se adaptar com essa parte do mercado. Além disso os sistemas de gestão empresarial também vêm se adequando para que o processo de gerenciamento seja mais simples e descomplicado. Mas afinal, você sabe o que é o comércio eletrônico? Entende a diferença entre e-commerce e marketplaces? Sabe como ocorre a integração com os sistemas? Continue lendo este artigo para compreender melhor todo esse contexto!


Para começarmos, é bom que você entenda o que é o comércio eletrônico, como ele ganhou fama e como se tornou tão importante nos dias de hoje.

Em primeiro lugar, o comércio eletrônico ou virtual que também chamado de e-commerce, nada mais é do que a operação de venda e compra de mercadorias realizada pela internet, de maneira virtual, através da lojas online. Com esse tipo de comércio, a empresa se encarrega de realizar as vendas e cuidar do processo logístico até a entrega.

 

O comércio virtual teve início na década de 1990 nos Estados Unidos e 5 anos depois, em 1995, no Brasil. Conforme o tempo foi passando, o comércio eletrônico começou a crescer e se popularizar, mas foi com a pandemia do coronavírus que o e-commerce teve seu salto. Em 2020, houve um crescimento de 68% das vendas online e mais de 150 mil lojas passaram a vender nas plataformas digitais comparado com 2019.

 

Já o marketplace é visto como um ambiente em que é exposto as lojas virtuais de variadas empresas, ele garante segurança e a entrega da mercadoria para os clientes e a visibilidade para a empresa. Podemos comparar um marketplace com um shopping virtual que possui várias lojas vendendo variados produtos, assim, o marketplace se encarrega de proteger os dados pessoais dos clientes, realizar a entrega dos produtos, fazer o marketing digital do marketplace e proporciona um valor inferior de investimento comparado a caso a empresa escolhesse abrir uma loja virtual por conta.

 

Além desses dois ambientes virtuais, temos uma terceira plataforma que faz o papel de intermediador entre os sistemas ERPs com as plataformas de marketplaces. Ademais, a plataforma reúne diversos marketplaces para que as empresas anunciem facilmente o seu catálogo de produtos e realiza a integração dos sistemas ERPs com os marketplaces integrados. Vendo assim podemos enxergar como se cada plataforma possuísse uma "função própria” que facilita o trabalho para todos os lados, por exemplo, a empresa contrata a plataforma intermediadora, escolhe em qual marketplace terá o seu catálogo, anuncia seus produtos e gerencia suas vendas normalmente. A plataforma intermediadora une as informações dos diversos marketplaces em uma tela e se adapta a integração com sistemas ERPs, enquanto isso o marketplace certifica que as vendas vão ocorrer de fato, cuidando do frete e das informações verídicas do cliente. E, por fim, o sistema ERP auxilia no gerenciamento de emissão das notas fiscais, armazenamento de documentos fiscais, estoque de produtos, contas a receber e a pagar e outras áreas que a empresa necessita gerenciar.

 

Juntando isso tudo, o resultado foi o crescimento dos marketplaces existentes, criação de novos ambientes, adequação das empresas para esse estilo de comércio e melhorias em sistemas de gestão empresarial e em plataformas intermediadoras.

 

Agora você entende como a integração do sistema ERP com o e-commerce acontece e é desta maneira que nós da Ahead desenvolvemos a integração com a plataforma do Tray, facilitando a gestão empresarial de nossos clientes que realizam vendas online em marketplaces. Com essa integração os pedidos online são buscados e registrados no sistema, as notas fiscais são emitidas facilmente, o controle do estoque é maior e melhor, relatórios específicos são gerados rapidamente, entre outros benefícios. Isso resulta na otimização do dia a dia de trabalho, simplificando processos complicados e resta tempo para focar a atenção no que é necessário.

Nos adequamos às suas necessidades e, assim, vamos integrar o nosso sistema com outras plataformas intermediadoras. Agende uma demonstração gratuita para conhecer a nossa solução e venha simplificar seu dia a dia na empresa!

 

Espero que tenha gostado deste artigo e não deixe de acompanhar os próximos conteúdos que estão vindo por aqui. Também nos siga nas redes sociais, temos conteúdos diferentes por lá!

Instagram, Facebook e LinkedIn.

 



Fontes:

G1 - Com pandemia, comércio eletrônico tem salto em 2020 e dobra participação no varejo brasileiro

SEBRAE

Educa + Brasil